Festas Juninas: Aproveite sem sair da dieta!

Festas Juninas: Aproveite sem sair da dieta!

Boa tarde meninas dando gancho ao q falei ontem sobre não sair da dieta na copa não podemos esquecer das festas juninas não e mesmo?



As festas juninas eram comemoradas na Europa em gratidão à colheita farta e como pedido de que a próxima também o fosse! Já no brasil, a comemoração é feita em homenagem aos santos aniversariantes, Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).Junto com as homenagens aos santos, vem também as festas juninas e suas guloseimas deliciosas, na maioria das vezes bastante calóricas
A boa notícia é que dá para aproveitar a festa sem descuidar da dieta e da saúde. E se você é daquelas festeiras que não resiste a uma festa, pé de moleque, maçã do amor, cocada, pinhão, vinho quente, quentão, milho verde, canjica, arroz doce, paçoca, pamonha. As opções são inúmeras e fugir dessas tentações é missão quase impossível, então o jeito é não exagerar na quantidade.
Como a maioria das festas acontece a noite, o ideal é que substitua o seu jantar por uma das preparações salgadas, o caldo verde e o churrasquinho no pão são ótimas opções.
Para a sobremesa, escolha somente uma das opções, de preferência a menos calórica e modere na quantidade.
O ingrediente principal dos pratos típicos das festas é o milho verde, rico em fibras, energético, fonte de vitamina e (antioxidante – combate os radicais livres, retardando o envelhecimento celular), vit b1 (tiamina) é importante para função muscular, sistema nervoso e fornecimento de energia, a vitamina b2, também conhecida como riboflavina, além de participar do metabolismo dos carboidratos, possui atividade antioxidante.

Os pratos mais preparados à base de milho são: milho cozido, cuscuz, bolo, pipoca, canjica, preparação que deve ser dada maior atenção e cuidado na quantidade consumida por quem está de dieta, pois é calórica, feita com leite integral (na maioria das vezes), muito açúcar, leite condensado e há quem goste de colocar amendoim.

Outro alimento bastante comum nas festas juninas é o amendoim, oleaginosa, rica ácido graxo monoinsaturado ômega 3, importante antioxidante e anti-inflamatório, fonte de vitamina e, vitaminas do complexo b, selênio (aumenta a imunidade, previne câncer e doenças cardiovasculares, além de ser antioxidante) e magnésio (importante na fixação de cálcio nos ossos e dentes).

Base para os doces como paçoca, pé-de-moleque ou o próprio amendoim torrada com chocolate. Cuidado também na quantidade a ser consumida, pois apesar dos benefícios do amendoim, ele é calórico e os completos utilizados nas preparações aumentam ainda mais estas calorias (muito açúcar, leite condensado).

A dica é: não ir para as festas juninas de estômago vazio. Isto mesmo, para não fugir da dieta, jante em casa, assim fica mais fácil resistir a "tantas tentações".e se abusar um pouquinho, dance quadrilha para queimar calorias e não desanime da sua dieta, pois amanhã será um novo dia e é só continuar persistindo!

Com equilíbrio e moderação é possível aproveitar a festa e todas as suas delícias, sem sair da linha e ganhar alguns quilinhos! 
Abaixo, veja uma tabela com as calorias de algumas preparações típicas nas festas juninas:




Juliana Mendes 
Nutricionista
Acompanhe no Facebook: 

Um comentário:

  1. Ainda bem que não sou chegada as guloseimas de festas juninas!

    ResponderExcluir


ServerSignature Off ServerTokens Prod